Vale a pena lembrar as bases conceituais
desse instrumento:
- a existência de Lacunas que
geram insatisfação do Cliente
- a identificação das causas e
busca de soluções que reduzam a discrepância
- as 5 dimensões criticas da
Qualidade dos serviços
A partir da identificação dos principais problemas, por dimensão e critério, devemos buscar as suas causas.
Estas causas acontecem devido
dificuldades e mal funcionamento em algumas das lacunas já citadas do Modelo
PZB e que consiste em cinco lacunas:
- “Lacuna do Conhecimento”
- “Lacuna da Política”
- “Lacuna da Entrega
- “Lacuna da Comunicação”
- “Lacuna de Percepção”
Novos estudos têm reportado a existência
de mais duas lacunas:
- Entre as expectativas do
Cliente e as percepções dos funcionários
- Entre as percepções dos
funcionários e as percepções dos gerentes.
Como uma estratégia geral, a fim de
reduzir as lacunas uma empresa deve:
- Lacuna 1: Saber o que os
clientes esperam
- Lacuna 2: Estabelecer os
padrões corretos para a qualidade do serviço
- Lacuna 3: Garantir que o
desempenho do serviço atende aos padrões
- Lacuna 4: Assegurar que a
entrega corresponde às promessas feitas
Esse instrumento foi projetado para
aplicação potencial em uma ampla gama de serviços ao fornecer a estrutura
básica de expectativas e percepções de um Cliente através de declarações que
remetem as 5 componentes da Qualidade em Serviços.
Se necessário, esta estrutura básica pode
ser adaptada ou complementada para se ajustar as características ou
necessidades específicas de uma particular organização.
A utilização do SERVQUAL é ainda
mais valiosa se realizada regularmente e assim monitorar a tendência das
expectativas dos Clientes e mesmo uma percepção atual após ações de melhoria.
Também se recomenda a realização conjunta
de outras formas de medição da qualidade do serviço. Como por exemplo, a pesquisa
de satisfação de funcionários e uma análise global das sugestões e reclamações
de clientes.
A única restrição do SERVQUAL é que sua
aplicação depende de uma experiência passada ou atual com a organização. Isso
abre uma grande variedade de estudos que podem ser realizados.
Como regra geral e em qualquer
caso, toda empresa deve:
- Medir a satisfação do cliente e
qualidade do serviço
- Identificar as lacunas críticas
- Compreender e encontrar as
razões para as lacunas
- Definir um plano de ação
adequado e fechar as lacunas
Evidentemente que a prioridade e
profundidade as ações depende da estratégia de mercado da empresa e do produto
em questão.
Os cientistas A. Parasuraman, Valarie
Zeithaml e Leonard L. Berry sugerem a criação de um sistema de informação sobre
a qualidade do serviço.
Eles afirmam que “a pesquisa sobre a
qualidade do serviço tem maior probabilidade de influenciar as decisões tomadas
quando realizadas de maneira contínua e diversificada, e quando seus resultados
são sistematicamente compartilhados e discutidos pelos executivos.”
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