Pular para o conteúdo principal

Bases conceituais do Servqual

Vale a pena lembrar as bases conceituais desse instrumento:
  • a existência de Lacunas que geram insatisfação do Cliente
  • a identificação das causas e busca de soluções que reduzam a discrepância
  • as 5 dimensões criticas da Qualidade dos serviços



A partir da identificação dos principais problemas, por dimensão e critério, devemos buscar as suas causas.
Estas causas acontecem devido dificuldades e mal funcionamento em algumas das lacunas já citadas do Modelo PZB e que consiste em cinco lacunas:
  1. Lacuna do Conhecimento
  2. Lacuna da Política
  3. Lacuna da Entrega
  4. Lacuna da Comunicação
  5. Lacuna de Percepção
Novos estudos têm reportado a existência de mais duas lacunas:
  • Entre as expectativas do Cliente e as percepções dos funcionários
  • Entre as percepções dos funcionários e as percepções dos gerentes.
Como uma estratégia geral, a fim de reduzir as lacunas uma empresa deve:
  • Lacuna 1: Saber o que os clientes esperam
  • Lacuna 2: Estabelecer os padrões corretos para a qualidade do serviço
  • Lacuna 3: Garantir que o desempenho do serviço atende aos padrões
  • Lacuna 4: Assegurar que a entrega corresponde às promessas feitas
Esse instrumento foi projetado para aplicação potencial em uma ampla gama de serviços ao fornecer a estrutura básica de expectativas e percepções de um Cliente através de declarações que remetem as 5 componentes da Qualidade em Serviços.
Se necessário, esta estrutura básica pode ser adaptada ou complementada para se ajustar as características ou necessidades específicas de uma particular organização.
A utilização do SERVQUAL é ainda mais valiosa se realizada regularmente e assim monitorar a tendência das expectativas dos Clientes e mesmo uma percepção atual após ações de melhoria.
Também se recomenda a realização conjunta de outras formas de medição da qualidade do serviço. Como por exemplo, a pesquisa de satisfação de funcionários e uma análise global das sugestões e reclamações de clientes.
A única restrição do SERVQUAL é que sua aplicação depende de uma experiência passada ou atual com a organização. Isso abre uma grande variedade de estudos que podem ser realizados.
Como regra geral e em qualquer caso, toda empresa deve:
  • Medir a satisfação do cliente e qualidade do serviço
  • Identificar as lacunas críticas
  • Compreender e encontrar as razões para as lacunas
  • Definir um plano de ação adequado e fechar as lacunas
Evidentemente que a prioridade e profundidade as ações depende da estratégia de mercado da empresa e do produto em questão.
Os cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry sugerem a criação de um sistema de informação sobre a qualidade do serviço.

Eles afirmam que “a pesquisa sobre a qualidade do serviço tem maior probabilidade de influenciar as decisões tomadas quando realizadas de maneira contínua e diversificada, e quando seus resultados são sistematicamente compartilhados e discutidos pelos executivos.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medindo a Qualidade em Serviços

SERVQUAL: Medindo a Qualidade em Serviços.  Conhecer o que o Cliente quer é o primeiro e mais importante passo para a prestação de um serviço de qualidade. Além disso, suposições incorretas a respeito do que os clientes desejam podem colocar em risco o negócio e até mesmo a sobrevivência da empresa em um mercado competitivo. Este trabalho visa esclarecer os conceitos e aplicação da mais importante ferramenta já desenvolvida para avaliar a percepção dos Clientes sobre a Qualidade de um serviço: o SERVQUAL . Essa ferramenta é considerada a mais sistemática e abrangente já concebida com o intuito de identificar as componentes da qualidade de serviços. Salientamos que outros modelos e escalas propostos parecem ter sido esquecidos pela literatura acadêmica, indicando sua possível superioridade. Este diagnóstico é um dos mais principais resultados da pesquisa a partir de 1985 pelos cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry do Marketing Science Institute sob...

Estrutura questões servqual

ESTRUTURA Os cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry propõe essencialmente uma ferramenta de pesquisa aplicada por duas vezes junto a um grupo de clientes, uma primeira para as expectativas do cliente e outra segunda para avaliar a real percepção do cliente sobre o serviço efetivamente prestado pela empresa avaliada. Esta pesquisa é a escala SERVQUAL com 22 perguntas acerca dos atributos relacionados à qualidade de serviço e que avaliam as cinco determinantes da qualidade: TANGÍVEIS:        1. Equipamentos de visual moderno      2. Instalações físicas com visual atraente             3. Funcionários com aparência asseada                4. Papéis e materiais de apoio com apelo visual           ...

Aspectos avaliados pela abordagem Servqual

QUAIS ASPECTOS O MÉTODO AVALIA? O método avalia o que considera serem as 5 dimensões mais relevantes na prestação de serviços de qualidade:   Confiabilidade (Reliability); Garantia (Assurance); Tangíveis (Tangibles); Empatia (Empathy); Capacidade de resposta (Responsiveness). Devido as iniciais em inglês de cada dimensão (entre parênteses), o método também ficou conhecido como RATER, que coincidentemente ou não, significa avaliador em inglês. O QUE CADA DIMENSÃO DO SERVQUAL AVALIA? Confiabilidade: avalia a capacidade da sua empresa de realizar o serviço de maneira confiável, precisa e de acordo com o que foi prometido para o cliente. Em outras palavras, significa fazer o que você prometeu quando prometeu fazer. Garantia: é a competência da sua organização em transmitir confiança e segurança para os clientes. Se seus colaboradores são altamente especializados e seu cliente não sabe disso, você está perdendo pontos nesse critério. Tangíveis: mede...