Pular para o conteúdo principal

Aspectos avaliados pela abordagem Servqual

QUAIS ASPECTOS O MÉTODO AVALIA?
O método avalia o que considera serem as 5 dimensões mais relevantes na prestação de serviços de qualidade:
  •  Confiabilidade (Reliability);
  • Garantia (Assurance);
  • Tangíveis (Tangibles);
  • Empatia (Empathy);
  • Capacidade de resposta (Responsiveness).

Devido as iniciais em inglês de cada dimensão (entre parênteses), o método também ficou conhecido como RATER, que coincidentemente ou não, significa avaliador em inglês.


O QUE CADA DIMENSÃO DO SERVQUAL AVALIA?
Confiabilidade: avalia a capacidade da sua empresa de realizar o serviço de maneira confiável, precisa e de acordo com o que foi prometido para o cliente. Em outras palavras, significa fazer o que você prometeu quando prometeu fazer.

Garantia: é a competência da sua organização em transmitir confiança e segurança para os clientes. Se seus colaboradores são altamente especializados e seu cliente não sabe disso, você está perdendo pontos nesse critério.

Tangíveis: mede a qualidade dos recursos físicos necessários para a prestação do serviço, desde a infraestrutura, passando pelos equipamentos usados e a aparência dos colaboradores. Uma empresa que loca carros para noivas chegarem ao altar, por exemplo, deve ter atenção redobrada quanto aos trajes que o motorista usa e ao estado de conservação dos veículos, ou seja, seus aspectos tangíveis.

Empatia: mede o quanto o atendimento ao cliente pode ser personalizado e individualizado de acordo com suas necessidades. Além disso, sua equipe deve estar sensível a entender qual a melhor maneira de tratar seu cliente, pois isso irá impactar a percepção dele em relação ao serviço prestado.

Capacidade de resposta: avalia o quão rápido a sua empresa consegue prestar seu serviço e qual a sua disposição em solucionar as dúvidas do cliente.Quanto tempo você demora para responder um cliente? Isso é um indicador para avaliar sua Capacidade de resposta.

 Analisar essas dimensões possibilita compreender os níveis de satisfação do cliente e os Gaps da Qualidade, áreas que precisam de maior atenção na empresa.

Em publicações futuras, explicarei um pouco mais sobre como o método funciona e sobre como aplicá-lo. Também disponibilizarei o questionário com as perguntas e tudo que você precisará saber para aplicar o SERVQUAL na sua empresa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medindo a Qualidade em Serviços

SERVQUAL: Medindo a Qualidade em Serviços.  Conhecer o que o Cliente quer é o primeiro e mais importante passo para a prestação de um serviço de qualidade. Além disso, suposições incorretas a respeito do que os clientes desejam podem colocar em risco o negócio e até mesmo a sobrevivência da empresa em um mercado competitivo. Este trabalho visa esclarecer os conceitos e aplicação da mais importante ferramenta já desenvolvida para avaliar a percepção dos Clientes sobre a Qualidade de um serviço: o SERVQUAL . Essa ferramenta é considerada a mais sistemática e abrangente já concebida com o intuito de identificar as componentes da qualidade de serviços. Salientamos que outros modelos e escalas propostos parecem ter sido esquecidos pela literatura acadêmica, indicando sua possível superioridade. Este diagnóstico é um dos mais principais resultados da pesquisa a partir de 1985 pelos cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry do Marketing Science Institute sob...

Estrutura questões servqual

ESTRUTURA Os cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry propõe essencialmente uma ferramenta de pesquisa aplicada por duas vezes junto a um grupo de clientes, uma primeira para as expectativas do cliente e outra segunda para avaliar a real percepção do cliente sobre o serviço efetivamente prestado pela empresa avaliada. Esta pesquisa é a escala SERVQUAL com 22 perguntas acerca dos atributos relacionados à qualidade de serviço e que avaliam as cinco determinantes da qualidade: TANGÍVEIS:        1. Equipamentos de visual moderno      2. Instalações físicas com visual atraente             3. Funcionários com aparência asseada                4. Papéis e materiais de apoio com apelo visual           ...