SERVQUAL: Medindo a Qualidade em
Serviços.
Conhecer o que o Cliente quer é o
primeiro e mais importante passo para a prestação de um serviço de qualidade.
Além disso, suposições incorretas a respeito do que os clientes desejam podem
colocar em risco o negócio e até mesmo a sobrevivência da empresa em um mercado
competitivo.
Este trabalho visa esclarecer os
conceitos e aplicação da mais importante ferramenta já desenvolvida para avaliar
a percepção dos Clientes sobre a Qualidade de um serviço: o SERVQUAL.
Essa ferramenta é considerada a mais
sistemática e abrangente já concebida com o intuito de identificar as
componentes da qualidade de serviços. Salientamos que outros modelos e escalas
propostos parecem ter sido esquecidos pela literatura acadêmica, indicando sua
possível superioridade.
Este diagnóstico é um dos mais principais
resultados da pesquisa a partir de 1985 pelos cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e
Leonard L. Berry do Marketing Science Institute sobre Qualidade
em Serviços.
Sua proposta tem dois pontos fortes
principais que a recomendam: primeiro, ao alertar o profissional de marketing
para que sejam consideradas as percepções de ambas as partes (profissionais de
marketing e consumidores) no processo de intercâmbio e segundo, ao abordar as
diferenças para servir como uma base lógica para a formulação de estratégia e
táticas que garantam a coerência entre experiências e expectativas.
Essa investigação do MSI consistiu em
entrevistas com 12 grupos focais, sobre serviços como banco de varejo,
corretoras de seguro, assistência técnica e manutenção de máquinas.
Essa profunda jornada científica permitiu
a esses cientistas descobrirem:
- como os clientes avaliam a
qualidade do serviço fornecido
- se eles fazem uma avaliação
global ou se a partir de critérios específicos concluem por ter um
resultado geral
- se existem aspectos
específicos, quais seriam
- se aspectos específicos variam
conforme os serviços ou segmentos de mercado
- se as expectativas dos clientes
são um fator importante, quais os fatores que formam ou influenciam tais
expectativas
Uma primeira conclusão foi de que
Qualidade de Serviço é percebida pelos Clientes como o tamanho da discrepância
entre suas expectativas ou desejos e suas efetivas percepções.
Isto confirma o pensamento de Christian
Grönroos como “a qualidade percebida” de determinado serviço é vista como “o
resultado de um processo de avaliação no qual o consumidor compara suas
expectativas em relação ao serviço que ele percebe ter recebido.” Esta
definição ressalta a dependência das variáveis: serviço esperado e serviço
percebido.
Outra descoberta foi que as expectativas
dos clientes são formadas pela comunicação boca a boca sobre o serviço
experimentado por outros, por suas necessidades pessoais, pela sua própria
experiência de serviços passados e finalmente pelas comunicações externas
realizadas pelo próprio fornecedor.
Entretanto o maior conhecimento obtido
desta jornada foi a constatação de que, mesmo para serviços de natureza
distinta, o consumidor fazia uso de critérios em sua essência semelhantes na
avaliação da qualidade, o que resultou em um agrupamento de dez
categorias-chaves denominadas pelos autores de determinantes da qualidade do
serviço.
Estas dimensões ou componentes são:
Tangíveis, Confiabilidade, Reatividade, Competência, Cortesia, Credibilidade,
Segurança, Acessibilidade, Comunicação e Compreensão permitem avaliar a lacuna
entre as expectativas e as percepções do serviço prestado.
A versão inicial do SERVQUAL continha
essas 10 dimensões num questionário com 97 itens e uma escala de 1 a 7.
Em 1988 essas componentes foram agrupadas
em cinco dimensões principais ( do inglês RATER ):
- Resposta: disposição para ajudar os clientes e prestar um
serviço rápido
- Garantia: conhecimento e cortesia dos funcionários e sua
capacidade de transmitir confiança e segurança
- Tangíveis: aparência das instalações físicas, equipamentos,
pessoal e materiais de comunicação
- Empatia: cuidado e atenção individualizada que a empresa
fornece aos seus clientes
- Confiabilidade: capacidade de executar o serviço prometido de forma
confiável e com precisão
Outra importante conclusão desse estudo foi o desenvolvimento de um modelo conceitual que localiza e explica as lacunas que geram as deficiências da Qualidade: as diferenças entre as expectativas e a percepção.
Abaixo apresento o Modelo PZB ou das Lacunas
e que consiste em cinco lacunas:
- “Lacuna do Conhecimento”, pois apresenta a diferença entre as expectativas do
Cliente e a percepção dos Gerentes sobre as necessidades e desejos do
Cliente.
- “Lacuna da Política”, é a diferença entre as percepções dos gestores sobre
as expectativas dos clientes e as especificações de qualidade do serviço.
- “Lacuna da Entrega”, ou seja, a diferença entre as especificações da
qualidade do serviço e a entrega real do serviço.
- “Lacuna da Comunicação”, que demonstra a diferença entre o serviço prestado e
as comunicações externas do fornecedor ao cliente.
- “Lacuna de Percepção”, entendida como a diferença global entre o serviço
esperado e o serviço percebido, experimentado do ponto de vista do
cliente. Esta diferença resulta da combinação das quatro lacunas.
Em conclusão, quando a quinta lacuna não
é mantida sob controle, o resultado é perda de clientes, má reputação e imagem
corporativa negativa.
A análise cruzada entre as 5 dimensões da
Qualidade e as 5 Lacunas é a base conceitual do SERVQUAL e funciona como
estrutura para entender os resultados da aplicação do instrumento.
A escala SERVQUAL deve ser usada para:
- avaliar o nível de satisfação
dos clientes em relação a cada componente e critério
- rastrear a evolução no tempo
das expectativas e percepções dos clientes
- comparar a performance de uma
empresa com concorrentes ou referencias
- identificar e estudar segmentos
de mercado com diferenças significativas
- avaliar a prestação de serviços
realizada por departamentos internos
A aplicação regular deste instrumento
conciso e qualitativo, de boa confiabilidade e comprovada validade, permite o
melhor entendimento das expectativas e percepções dos clientes e com isso a
melhoria do serviço prestado.
ESTRUTURA
Os cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e
Leonard L. Berry propõe essencialmente uma ferramenta de
pesquisa aplicada por duas vezes junto a um grupo de clientes, uma primeira
para as expectativas do cliente e outra segunda para avaliar a real percepção
do cliente sobre o serviço efetivamente prestado pela empresa avaliada.
Esta pesquisa é a escala SERVQUAL com 22
perguntas acerca dos atributos relacionados à qualidade de serviço e que
avaliam as cinco determinantes da qualidade:
Estas questões podem ser adaptadas ao
caso específico mas o questionário aplicado deve atender premissas básicas para
alcançar seu objetivo de coletar informações:
- Criar e envolvimento do
respondente;
- Comunicar-se de forma adequada
com o respondente;
- Ajudar que o respondente
desenvolva suas respostas;
- Evitar criar viés ou tendências
de qualquer tipo;
- Promover a tarefa do
entrevistador de forma fácil;
- Buscar o processamento
automatizado das respostas.
Referências:
PARASURAMAN,
L; ZEITHAML, V.A; BERRY, L.L. A conceptual model of service quality and its
implications for future research. Journal of Marketing, v.49, n.4, p.41-50,
Fall 1985.
________________
Servqual: a multiple-item scale for measuring customer perceptions of service
quality. Journal of Retailing, V.64, n1,
p.12-40, Spring 1988
Alternatives
scales for measuring service quality: a comparative assessment based on
psychometric and diagnostic criteria. Journal
of Retailing. v.70, n.3, p.201-230, Fall, 1994.
ZEITHAML,
V.A. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and
synthesis of evidence. Journal of Marketing. V.52.n.3,
p2-22, July, 1988
_______________
Delivering quality service: balancing customer perceptions and expectations. New York: Free Press, 1990.
ZEITHAML,
Valerie A. e BITNER, Mary Jo.- Marketing
de Serviços: a empresa com foco no cliente. Martin Albert Haag e Carlos Alberto
Silveira Netto Soares. -2 ed. Porto Alegre, Bookman, 2003.
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