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Medindo a Qualidade em Serviços

SERVQUAL: Medindo a Qualidade em Serviços. 

Conhecer o que o Cliente quer é o primeiro e mais importante passo para a prestação de um serviço de qualidade. Além disso, suposições incorretas a respeito do que os clientes desejam podem colocar em risco o negócio e até mesmo a sobrevivência da empresa em um mercado competitivo.
Este trabalho visa esclarecer os conceitos e aplicação da mais importante ferramenta já desenvolvida para avaliar a percepção dos Clientes sobre a Qualidade de um serviço: o SERVQUAL.
Essa ferramenta é considerada a mais sistemática e abrangente já concebida com o intuito de identificar as componentes da qualidade de serviços. Salientamos que outros modelos e escalas propostos parecem ter sido esquecidos pela literatura acadêmica, indicando sua possível superioridade.
Este diagnóstico é um dos mais principais resultados da pesquisa a partir de 1985 pelos cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry do Marketing Science Institute sobre Qualidade em Serviços.

Sua proposta tem dois pontos fortes principais que a recomendam: primeiro, ao alertar o profissional de marketing para que sejam consideradas as percepções de ambas as partes (profissionais de marketing e consumidores) no processo de intercâmbio e segundo, ao abordar as diferenças para servir como uma base lógica para a formulação de estratégia e táticas que garantam a coerência entre experiências e expectativas.
Essa investigação do MSI consistiu em entrevistas com 12 grupos focais, sobre serviços como banco de varejo, corretoras de seguro, assistência técnica e manutenção de máquinas.
Essa profunda jornada científica permitiu a esses cientistas descobrirem:
  • como os clientes avaliam a qualidade do serviço fornecido
  • se eles fazem uma avaliação global ou se a partir de critérios específicos concluem por ter um resultado geral
  • se existem aspectos específicos, quais seriam
  • se aspectos específicos variam conforme os serviços ou segmentos de mercado
  • se as expectativas dos clientes são um fator importante, quais os fatores que formam ou influenciam tais expectativas
Uma primeira conclusão foi de que Qualidade de Serviço é percebida pelos Clientes como o tamanho da discrepância entre suas expectativas ou desejos e suas efetivas percepções.
Isto confirma o pensamento de Christian Grönroos como “a qualidade percebida” de determinado serviço é vista como “o resultado de um processo de avaliação no qual o consumidor compara suas expectativas em relação ao serviço que ele percebe ter recebido.” Esta definição ressalta a dependência das variáveis: serviço esperado e serviço percebido.
Outra descoberta foi que as expectativas dos clientes são formadas pela comunicação boca a boca sobre o serviço experimentado por outros, por suas necessidades pessoais, pela sua própria experiência de serviços passados e finalmente pelas comunicações externas realizadas pelo próprio fornecedor.
Entretanto o maior conhecimento obtido desta jornada foi a constatação de que, mesmo para serviços de natureza distinta, o consumidor fazia uso de critérios em sua essência semelhantes na avaliação da qualidade, o que resultou em um agrupamento de dez categorias-chaves denominadas pelos autores de determinantes da qualidade do serviço.
Estas dimensões ou componentes são: Tangíveis, Confiabilidade, Reatividade, Competência, Cortesia, Credibilidade, Segurança, Acessibilidade, Comunicação e Compreensão permitem avaliar a lacuna entre as expectativas e as percepções do serviço prestado.
A versão inicial do SERVQUAL continha essas 10 dimensões num questionário com 97 itens e uma escala de 1 a 7.
Em 1988 essas componentes foram agrupadas em cinco dimensões principais ( do inglês RATER ):
  • Resposta: disposição para ajudar os clientes e prestar um serviço rápido
  • Garantia: conhecimento e cortesia dos funcionários e sua capacidade de transmitir confiança e segurança
  • Tangíveis: aparência das instalações físicas, equipamentos, pessoal e materiais de comunicação
  • Empatia: cuidado e atenção individualizada que a empresa fornece aos seus clientes
  • Confiabilidade: capacidade de executar o serviço prometido de forma confiável e com precisão


Outra importante conclusão desse estudo foi o desenvolvimento de um modelo conceitual que localiza e explica as lacunas que geram as deficiências da Qualidade: as diferenças entre as expectativas e a percepção.
Abaixo apresento o Modelo PZB ou das Lacunas e que consiste em cinco lacunas:
  1. Lacuna do Conhecimento, pois apresenta a diferença entre as expectativas do Cliente e a percepção dos Gerentes sobre as necessidades e desejos do Cliente.
  2. Lacuna da Política, é a diferença entre as percepções dos gestores sobre as expectativas dos clientes e as especificações de qualidade do serviço.
  3. Lacuna da Entrega, ou seja, a diferença entre as especificações da qualidade do serviço e a entrega real do serviço.
  4. Lacuna da Comunicação, que demonstra a diferença entre o serviço prestado e as comunicações externas do fornecedor ao cliente.
  5. Lacuna de Percepção, entendida como a diferença global entre o serviço esperado e o serviço percebido, experimentado do ponto de vista do cliente. Esta diferença resulta da combinação das quatro lacunas.
Em conclusão, quando a quinta lacuna não é mantida sob controle, o resultado é perda de clientes, má reputação e imagem corporativa negativa.
A análise cruzada entre as 5 dimensões da Qualidade e as 5 Lacunas é a base conceitual do SERVQUAL e funciona como estrutura para entender os resultados da aplicação do instrumento.
A escala SERVQUAL deve ser usada para:
  • avaliar o nível de satisfação dos clientes em relação a cada componente e critério
  • rastrear a evolução no tempo das expectativas e percepções dos clientes
  • comparar a performance de uma empresa com concorrentes ou referencias
  • identificar e estudar segmentos de mercado com diferenças significativas
  • avaliar a prestação de serviços realizada por departamentos internos
A aplicação regular deste instrumento conciso e qualitativo, de boa confiabilidade e comprovada validade, permite o melhor entendimento das expectativas e percepções dos clientes e com isso a melhoria do serviço prestado.
ESTRUTURA
Os cientistas A. Parasuraman, Valarie Zeithaml e Leonard L. Berry propõe essencialmente uma ferramenta de pesquisa aplicada por duas vezes junto a um grupo de clientes, uma primeira para as expectativas do cliente e outra segunda para avaliar a real percepção do cliente sobre o serviço efetivamente prestado pela empresa avaliada.
Esta pesquisa é a escala SERVQUAL com 22 perguntas acerca dos atributos relacionados à qualidade de serviço e que avaliam as cinco determinantes da qualidade: 
Estas questões podem ser adaptadas ao caso específico mas o questionário aplicado deve atender premissas básicas para alcançar seu objetivo de coletar informações:
  • Criar e envolvimento do respondente;
  • Comunicar-se de forma adequada com o respondente;
  • Ajudar que o respondente desenvolva suas respostas;
  • Evitar criar viés ou tendências de qualquer tipo;
  • Promover a tarefa do entrevistador de forma fácil;
  • Buscar o processamento automatizado das respostas.
Referências:

PARASURAMAN, L; ZEITHAML, V.A; BERRY, L.L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v.49, n.4, p.41-50, Fall 1985.
________________ Servqual: a multiple-item scale for measuring customer perceptions of service quality. Journal of Retailing, V.64, n1, p.12-40, Spring 1988
Alternatives scales for measuring service quality: a comparative assessment based on psychometric and diagnostic criteria. Journal of Retailing. v.70, n.3, p.201-230, Fall, 1994.
ZEITHAML, V.A. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing. V.52.n.3, p2-22, July, 1988
_______________ Delivering quality service: balancing customer perceptions and expectations. New York: Free Press, 1990.

ZEITHAML, Valerie A. e BITNER, Mary Jo.- Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Martin Albert Haag e Carlos Alberto Silveira Netto Soares. -2 ed. Porto Alegre, Bookman, 2003.

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Estrutura questões servqual

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Aspectos avaliados pela abordagem Servqual

QUAIS ASPECTOS O MÉTODO AVALIA? O método avalia o que considera serem as 5 dimensões mais relevantes na prestação de serviços de qualidade:   Confiabilidade (Reliability); Garantia (Assurance); Tangíveis (Tangibles); Empatia (Empathy); Capacidade de resposta (Responsiveness). Devido as iniciais em inglês de cada dimensão (entre parênteses), o método também ficou conhecido como RATER, que coincidentemente ou não, significa avaliador em inglês. O QUE CADA DIMENSÃO DO SERVQUAL AVALIA? Confiabilidade: avalia a capacidade da sua empresa de realizar o serviço de maneira confiável, precisa e de acordo com o que foi prometido para o cliente. Em outras palavras, significa fazer o que você prometeu quando prometeu fazer. Garantia: é a competência da sua organização em transmitir confiança e segurança para os clientes. Se seus colaboradores são altamente especializados e seu cliente não sabe disso, você está perdendo pontos nesse critério. Tangíveis: mede...